COLÓQUIO
O REGIMENTO DE CAVALARIA N.º 6
NA GUERRA COLONIAL:
PERSPETIVAS LOCAIS E GLOBAIS
23 de novembro de 2021
Campus de Gualtar
Auditório B1/CP2
Universidade do Minho
Braga
Apresentação
Através de uma parceria entre o Regimento de Cavalaria Nº 6, o Departamento de História e o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho, o Colóquio e iniciativas associadas visam estudar a participação do Regimento de Cavalaria Nº 6 na Guerra Colonial, projetando-a na investigação sobre este período.
Programa
9h00m: Receção dos participantes
9h15m: ABERTURA
Miguel Freire, Comandante do Regimento de Cavalaria Nº 6
Helena Machado, Presidente do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho
Jorge Correia, Diretor do Lab2PT da Universidade do Minho
9h30m: SESSÃO 1
A HISTÓRIA DA GUERRA COLONIAL: TEORIA E PRÁTICA
Moderação: Fátima Moura Ferreira (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho)
Pedro Marquês de Sousa (Historiador)
O papel da História Militar no estudo da guerra de África (1961-1974): o discurso historiográfico entre a política e a atividade militar.
Sílvia Correia (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Francisco Mendes (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho); Bruno Madeira (CITCEM; Universidade do Minho)
As guerras coloniais e anticoloniais e as materialidades da memória nos séculos XX e XXI: histórias, contextos e perspetivas de análise.
10h30m: Coffee Break
10h50m: SESSÃO 2
O REGIMENTO DE CAVALARIA Nº 6 NA GUERRA COLONIAL: CONTEXTOS E ESCALAS GLOBAIS
Moderação: João Vieira Borges (Comissão Portuguesa de História Militar)
António José Telo (Historiador)
O padrão das guerras contra insurrecionais durante a Guerra Fria.
Miguel Freire (Regimento de Cavalaria Nº 6)
O Regimento de Cavalaria Nº6 no esforço de Guerra (1961-74).
12h30m: Almoço
15h00m: SESSÃ0 3
VIVÊNCIAS E TESTEMUNHOS CRUZADOS DO REGIMENTO DE CAVALARIA Nº 6 NA GUERRA COLONIAL
Moderação: Miguel Freire (Regimento de Cavalaria Nº 6) e Francisco Mendes (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho)
Mesa redonda: Antigos Combatentes mobilizados pelo Regimento de Cavalaria Nº 6
16h15m: Coffee Break
16h40m: SESSÃO 4
PERSPETIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERGERACIONAIS DA GUERRA COLONIAL
Moderação: Alexandra Esteves (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho) e Bruno Madeira (CITCEM; Universidade do Minho)
Pedro Aires Oliveira (IHC/IN2PAST - Universidade Nova de Lisboa)
1961: a guerra que (quase) todos viram chegar.
Fátima Rodrigues (CES; Faculdade de Direito da Universidade do Porto; Universidade Lusíada)
Antigos Combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas: a Guerra Colonial como Território de (Re)conciliações.
André Caiado (CES - Universidade de Coimbra)
Memorialização e espaço público: uma análise diacrónica do processo de monumentalização da Guerra Colonial.
18h00m: ENCERRAMENTO
João Loureiro Magalhães, Comandante da Brigada de Intervenção
Marta Lobo, Diretora do Departamento de História da Universidade do Minho
Intervenientes
Alexandra Esteves
É Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de História da Universidade do Minho e Investigadora Integrada do Laboratório de Paisagens, Património e Território. Doutorou-se em História Contemporânea e é professora nessa área. Nos últimos anos, a sua atividade investigativa tem incidido em matérias que se inscrevem na História Social, designadamente a saúde, a doença, a assistência, a marginalidade, a violência e as prisões.
André Caiado
É Investigador Júnior no Centro de Estudos Sociais e aluno do Programa de Doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa, na Universidade de Coimbra. Atualmente desempenha funções como Research Manager no projeto "CROME - Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais», coordenado por Miguel Cardina e financiado pelo European Research Council. De julho de 2010 a janeiro de 2017 desempenhou funções como Gestor de Projetos no Gabinete de Gestão de Projetos do Centro de Estudos Sociais. Concluiu o Mestrado em Economia e Gestão Internacional na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou ainda, a Universidade de Leiden, nos Países Baixos. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória da guerra colonial, processos de memorialização e monumentalização da memória, peregrinações militares e turismo da saudade.
Fonte: https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es-juniores/andre-caiado
António José Telo
É Professor Catedrático Jubilado na Academia Militar. Autor de uma vasta obra no campo da História, Defesa e Relações Internacionais. Foi Diretor do Instituto de Defesa Nacional. Em 2009 foi-lhe atribuído o Prémio John Dos Passos, pela publicação de História Contemporânea de Portugal – do 25 de Abril à Actualidade.
Bruno Madeira
É Professor Auxiliar Convidado do Departamento de História da Universidade do Minho e Investigador Integrado do Centro Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Doutorou-se em História Contemporânea e é professor nessa área. Está a coordenar (com Odilon Caldeira Neto) um nº da Lusotopies. Recherches politiques internationales sur les espaces issus de l’histoire et de la colonisation portugaises, a sair em 2022, sobre a temática «Direitas extremas e radicais nos espaços da Lusotopia».
Fátima Ferreira
É Professora Auxiliar do Departamento de História da Universidade do Minho e Investigadora Integrada do Laboratório de Paisagens, Património e Território. Doutorou-se em História Contemporânea e é professora nessa área. Coordenou em 2021 a exposição e o ciclo de seminários O Silêncio da Terra: visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo Arquivo Diamang. É diretora do Mestrado de História da Universidade do Minho e vice-diretora do Laboratório de Paisagens, Património e Território.
Fátima Rodrigues
É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992), mestre em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1999) e doutorada em Sociologia pela Universidade, em 2013, com o apoio de uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a tese "Antigos Combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas: a Guerra Colonial como Território de (Re)conciliação", vencedora do Prémio Fernão Mendes Pinto 2014. É investigadora no âmbito do projeto internacional "Memoirs, Filhos de Império e Pós-memórias Europeias", European Research Council, a decorrer no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra e é vice-chair da Ação COST: CA18228 - Global Atrocity Justice Constellations. Os seus principais interesses de pesquisa giram em torno de diversas problemáticas relacionadas com as guerras coloniais/guerras de libertação, memória e pós-memória, colonizações/descolonizações e pós-colonialismos, crimes cometidos em contextos de guerras.
Fonte: https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es-em-pos-doutoramento/fatima-da-cruz-rodrigues
Francisco Mendes
É Professor Auxiliar do Departamento de História da Universidade do Minho e Investigador Integrado do Laboratório de Paisagens, Património e Território. Doutorou-se em Teoria da História e é professor nessa área. Coordenou em 2016 (com Manuel Carlos Silva e Sheila Khan) um número da revista Configurações subordinado ao tema “Sociedade, autoridade e pós-memórias”. Coordenou em 2019 (com Helena Carvalho e Luís Sousa) o seminário internacional Marching Armies, Moving Cities: Military Itineraries and Encampments, from the Classical Tradition to Early Modern Age. Integra, atualmente, um projeto internacional de reforma curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau (RECEB), numa parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento da Educação da Guiné-Bissau (INDE) e a Universidade do Minho. É diretor da Licenciatura de História da Universidade do Minho.
Miguel Freire
É Coronel de Cavalaria e Comandante do Regimento de Cavalaria Nº6. Licenciado em Ciências Militares – especialidade de Cavalaria pela Academia Militar (1991) e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa (2005).
Tem artigos/capítulos publicados em revistas/obras nacionais e estrangeiras sobre história militar (Guerra Peninsular, Grande Guerra, Guerra Colonial) e assuntos de Segurança e Defesa (poder militar terrestre, transformação da defesa, recrutamento).
Cumpriu comissões de serviço no Kosovo (2000-2001), Afeganistão (2008) e Iraque (2016-2017).
Pedro Aires Oliveira
É Professor Associado no Departamento de História da NOVA FCSH e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea.
Os seus principais interesses de investigação são história internacional, o colonialismo português e a descolonização, acerca dos quais tem publicado em revistas académicas (Portuguese Studies, Cold War History, International History Review, European Contemporary History, entre outras), bem como em livros, incluindo a monografia Os Despojos da Aliança (Tinta da China, 2007) adaptada a partir da sua Tese de Doutoramento sobre o período tardo-colonial britânico e português e a descolonização (Prémio da Fundação Mário Soares, 2007), e o livro 1961, em co-autoria com António Tomás (Público/Tinta da China, 2019).
Tem uma extensa experiência na orientação de estudantes de mestrado e doutoramento; e foi comissário científico de exposições de cariz histórico sobre o impacto cultural da Grande Guerra (2017) e o centenário da Sociedade das Nações (2020). É membro da Comissão Directiva do programa de mestrado Erasmus+ History in the Public Sphere.
Fonte: https://ihc.fcsh.unl.pt/pedro-aires-oliveira/
Pedro Marquês de Sousa
É Tenente-Coronel do Exército, Mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutor pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Participou na missão da ONU em Timor Leste (2000/2001) e foi professor na Academia Militar e no Instituto Universitário Militar.
Em 2014 foi condecorado pelo Secretário de Estado da Cultura com a Medalha de Mérito Cultural e é autor de diversos livros e artigos sobre história militar e história da música militar dos quais se destaca o mais recente dedicado aos “Números da Guerra de África”.
Sílvia Correia
Sílvia Correia é Professora Adjunta de História Contemporânea no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa até 2013, especialmente focada na história cultural e política; na história comparada; na cultura e memória, particularmente de guerra; e na história oral. Licenciada em História pela Universidade do Minho (2004) e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa com o projeto intitulado "A política da memória da I Guerra Mundial em Portugal, 1918-1933. Entre a experiência e o mito" (2011). Esta dissertação recebeu, em 2021, os prémios da Fundação Mário Soares e do Ministério da Defesa Nacional. No ano de 2012 foi Fulbright Scholar na Brown University. Desenvolveu o projeto de pós-doutoramento, entre a Universidade Nova de Lisboa e a Brown University, dedicado a uma abordagem comparativa dos regimes memoriais da guerra colonial em França (Argélia, 1954-1962) e das guerras coloniais em Portugal (Angola, Moçambique e Guiné, 1961-1974). Atualmente, dedica-se ao estudo das memórias da experiência portuguesa na I Guerra Mundial. É investigadora associada do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e membro da Memory Studies Association.
Fonte: https://www.escavador.com/sobre/461357/silvia-adriana-barbosa-correia
Registo (encerrado)
Organização
Comissão Científica:
João Vieira Borges (Comissão Portuguesa de História Militar)
Marta Lobo (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho)
Fátima Ferreira (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho)
Miguel Freire (Regimento de Cavalaria N.º 6)
Comissão Organizadora:
Luís Gomes da Silva (Regimento de Cavalaria N.º 6)
Adriano Branco (Regimento de Cavalaria N.º 6)
Dantas Pereira (Regimento de Cavalaria N.º 6)
Fátima Ferreira (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho)
Alexandra Esteves (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho)
Bruno Madeira (CITCEM; Universidade do Minho)
Francisco Mendes (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho)
Entidades organizadoras:
Regimento de Cavalaria N.º 6
Departamento de História, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho
Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território
IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
Apoios:
Comissão Portuguesa de História Militar
Direção de História e Cultura Militar / Exército Português
Liga dos Combatentes
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho
Câmara Municipal de Braga
Escola Profissional Profitecla
Delta Cafés
Informações
Localização
Complexo 2 (CP2)
Auditório B1
Universidade do Minho
253 601 756